Chegou na metade do ano. Momento de descanso para as crianças e adolescentes, tempo de receber os parentes e amigos para aproveitar as férias de julho.
Com essa mudança de hábito junto com o tempo seco devido a falta de chuvas e os dias quentes em pleno inverno, é hora de alerta em relação ao uso consciente de água.
Pensando nisso, a Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, preparou um guia com 10 dicas importantes. “São mudanças simples, que fazem muita diferença”, explica a gerente operacional da Sanessol, Renata Ferrarese.
Confira:
● Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba, com isso você economiza de 12 a 80 litros de água;
● Não use a descarga sem necessidade, nem utilize o vaso sanitário como lixeira. São consumidos de seis a dez litros quando a descarga é acionada por seis segundos.
● Limpe bem os restos de comida dos pratos e das panelas antes de lavá-los;
● Para lavar, encha a pia com água e detergente até a metade e coloque a louça. Deixe de molho por alguns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue;
● Só ligue a máquina de lavar louça quando for usar toda a capacidade dela.
● Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa no tanque;
● Não lave o carro com mangueira. Use um balde e um pano;
● Use vassoura para limpar a calçada, pois 15 minutos da mangueira ligada pode desperdiçar até 280 litros de água,
● Regue as plantas pela manhã ou à noite, para evitar o desperdício causado pela evaporação.
● Fique atento quanto às torneiras gotejando, pois em um dia pode ser desperdiçado 46 litros de água = 1.380 litros por mês.
Cuidado redobrado durante períodos de seca
A Iguá Saneamento, uma das principais empresas do setor, lançou a campanha “Antes de usar a água, use a consciência”. O objetivo é promover a conscientização da população sobre a importância de evitar o desperdício de água especialmente na época da seca, compartilhando boas práticas que ajudam a economizar esse recurso. Segundo o Serviço Geológico do Brasil, a escassez de chuva deve ser uma das mais rigorosas da história, comparada somente a 2020, o que já levou o Governo Federal a divulgar um pacote de medidas para mitigar os efeitos da estiagem no Pantanal e na Amazônia nos próximos meses.
De acordo com o diretor geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli, são realizados investimentos durante o ano todo em melhorias nos sistemas de abastecimento de água como expansão de redes de distribuição, setorização dos sistemas, novos reservatórios e manutenção na Estação de Tratamento de Água e na captação do Rio São José dos Dourados. “Fazemos a nossa parte, no entanto cada pessoa deve ter o compromisso de usar água de forma consciente”, reforça.
A campanha será veiculada pela Sanessol, em Mirassol, para conscientizar a população para implementar práticas conhecidas de consumo responsável de água. As peças também reforçam recomendações baseadas em dados, como a diminuição do tempo de banho de 15 para 5 minutos, que pode poupar até 90 litros de água.
Acompanhe as notícias da Sanessol no site www.igua.com.br/sanessol.