Inaugurada em 2007, a Fundação Casa de Mirassol encerrou as atividades na última quinta-feira, 28 de março, após 17 anos de funcionamento. A unidade possuía uma capacidade máxima para atender 48 adolescentes da cidade eda região.
De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, o fechamento aconteceu devido à redução significativa da entrada de adolescentes – fenômeno constatado em todo Brasil -, entre 2019 e 2024. Após realizar a adequação do sistema, foi determinada a suspensão das atividades da Casa Mirassol.
“A título de comparação, março de 2019, a Instituição atendeu quase 9 mil adolescentes em todo estado e atualmente tem larga margem operacional para eventuais contingências. A população atual é de 4.600 jovens”, diz trecho da nota enviada à imprensa.
Ainda segundo o setor de comunicação, atualmente o Casa Mirassol não atendia nenhum jovem, os adolescentes que cumpriam medidas no local foram transferidos para centros da Instituição próximos de suas residências.
Já os servidores puderam optar por trabalhar em outros centros socioeducativos da região ou em outra região do estado, já que são todos concursados.