Na tarde desta quarta-feira (7), o prefeito de Mirassol Dr Edson Ermenegildo, esteve com os prefeitos de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB); de Cedral, Paulo Ricardo Beolchi (Janjão), além de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e da Concessionária Rumo e imprensa, para anunciar mudanças nos planos visando a construção de contorno ferroviário envolvendo os municípios.
As alterações ocorreram com a anuência dos prefeitos que, nos últimos meses, negociaram alternativas para ampliar a segurança do traçado ferroviário que corta Cedral, Rio Preto e Mirassol, eliminando passagem em nível, e implantado muros de contenção para evitar o acesso de pedestres na faixa de domínio ferroviário.
De acordo com o diretor de Regulação e Expansão da Rumo, Guilherme Penin, a concessionária em decisão conjunta com os gestores públicos apresentou e conseguiu aprovação junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para executar uma solução integrada, mantendo o trajeto atual da malha ferroviária, mediante a execução de obras para separar completamente o tráfego ferroviário dos municípios.
A empresa não apresentou custos das obras, mas seu representante informou que seria o mesmo montante estipulado para execução do contorno ferroviário, que passaria por Cedral, Rio Preto e Bady Bassitt, estimado em R$ 500 milhões.
Em Mirassol, o documento informa que serão construídas quatro soluções para cruzamento em desnível de veículos e pedestres (viadutos), sete passarelas de pedestres e aproximadamente 13 quilômetros lineares de muros (perímetro urbano) e cinco quilômetros lineares de cercas (área rural).
Para Cedral, pelo projeto apresentado pela Rumo, serão construídos dois viadutos rodoviário, 9 quilômetros lineares de muros de contenção (perímetro urbano) e 11 quilômetros lineares de cercas (área rural).
Rio Preto será o município com maior quantidade de obras realizadas pela solução integrada apresentada pela Rumo. Serão 10 viadutos, seis passarelas de pedestres, 43 quilômetros lineares de muros (perímetro urbano) e 13 quilômetros lineares de cercas (área rural). As principais intervenções para evitar a travessia pela linha férrea contemplam os cruzamentos das ruas Bernardino de Campos e General Glicério, onde serão construídos amplos viadutos para travessia de veículos.
Segundo a concessionária, também serão construídos viadutos no estacionamento da Swift, Abreu Sodré (ampliação), escola Renascer, Jardim Conceição e Engenheiro Schmitt (av. Fernando Semedo e Ceagesp).
Além disso, serão construídas passarelas na estação de Engenheiro Schmitt, nas proximidades da escola Renascer, Jardim Conceição e Pet Parque.
Fonte: DHoje
Foto: Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto
Reportagem
07/02/2024 18H08