Sanessol traz para a cidade oficinas que transformam garrafas pets que estavam destinadas ao lixo em arte e educação ambiental

Esta semana, a companhia de teatro paulistana Bonecos Urbanos voltou a Mirassol para mais uma série de oficinas do projeto Bonecos Urbanos em Ação - uma iniciativa apoiada pela Iguá Saneamento, uma das controladoras da Sanessol, concessionária de água e esgoto de Mirassol.

O principal objetivo é ensinar os participantes a confeccionar bonecos/fantoches de 135 gramas cada, dando vida para resíduos reaproveitados que não vão para o lixo. “O Bonecos em Ação é muito mais que um simples olhar para a reutilização de materiais recicláveis. Ele leva em seu escopo, além da conscientização ambiental, o olhar e a reflexão sobre as diversas formas de transformar o lixo doméstico em arte, cultura popular, artesanato e renda extra, ajudando o desenvolvimento cultural, ambiental e social de Mirassol”, complementa Rubinho Louzada, um dos fundadores da companhia.

A Cia Bonecos Urbanos tem 25 anos de história, entre os trabalhos de manipulação e confecção de bonecos para produções de Teatro e Audiovisual, seus atores marcam presença na televisão em programas como o Cocoricó, da TV Cultura. 

Entenda como funciona

Nesta última etapa, 330 alunos e professores participam das oficinas no CIEM – Centro Integrado de Educação Municipal. As oficinas com os professores e os alunos aconteceram na segunda e na terça-feira (dias 14 e 15/08). Na primeira fase do projeto, que aconteceu em junho em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foram impactadas 1,1 mil pessoas e também foram realizadas apresentações dos espetáculos “No curso do Rio” e “Bonecos Ritmos e Música”.

Este projeto faz parte da estratégia de investimento social da companhia para a construção de um futuro sustentável e é uma realização do Ministério da Cultura por meio da lei de incentivo à cultura com patrocínio da Iguá Saneamento e apoio cultural da Sanessol e da Prefeitura de Mirassol.

Segundo a gerente operacional da Sanessol, Renata Ferrarese, essa ação vem ao encontro da missão da concessionária de investir em iniciativas de responsabilidade social e ambiental durante o ano todo, impactando de forma positiva a vida de quem mora em Mirassol. “Desta forma, assumimos cada vez mais protagonismo nessa missão de transformação para um desenvolvimento sustentável”, ressalta.

Importante!

Você sabia que de acordo com levantamento da área de Meio Ambiente da concessionária, são retiradas cerca de 11 toneladas de resíduos sólidos, principalmente plásticos, dos gradeamentos, que é o tratamento inicial, das estações de esgoto Piedade, Fundão e Fartura todos os meses? Esse material é destinado para aterros Classe - locais apropriados para que os resíduos sejam depositados juntos aos solos sem que prejudiquem o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Acompanhe outras notícias da Sanessol no site www.igua.com.br/sanessol.

Deixe seu Comentário