O Mirassol Futebol Clube recebe a Ponte Preta no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, neste sábado às 17h. A partida, válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B reúne dois clubes em situações distintas na tabela. Enquanto o Leão desfruta de uma ótima fase, começou a rodada na 5ª colocação com 16 pontos, a Macaca figura na 15ª posição com 10. 


O Mirassol vem de uma vitória em casa contra o Criciúma e tenta engatar o segundo triunfo consecutivo. Já a Ponte, conquistou sua segunda vitória na competição na rodada passada, quando bateu o Vila Nova por 1 a 0. 

O time leonino não poderá contar com uma de suas principais peças na temporada. O atacante Fernandinho, passou por uma artroscopia no joelho esquerdo na última quarta-feira (31) e desfalca a equipe por pelo menos 30 dias. Em compensação, o lateral-esquerdo Manoel e o meia Chico estão à disposição novamente após terem cumprido suspensão automática contra o Criciúma. 


No início desta semana, o técnico Mozart ganhou mais uma boa opção no elenco. O lateral-esquerdo Bruno Cortês está recuperado após 4 meses afastado dos gramados por conta de uma fratura no dedo do pé esquerdo. 


A escalação para a partida diante da Ponte é uma incógnita. Apesar da ausência do Fernandinho, Mozart tem várias opções para o meio e o ataque. Com os retornos de Chico e Danielzinho, Camilo pode ir para o banco. Leandro Vilela também pode assumir a vaga de primeiro volante no lugar de Yuri. Existe também uma dúvida na lateral-esquerda, onde Manoel foi titular em todas as partidas da Série B, com exceção ao  jogo contra o Criciúma na rodada passada, quando Guilherme Biro o substituiu por conta de suspensão pelo terceiro cartão amarelo e foi um dos melhores em campo. 


O técnico Mozart detalhou o treino preparado para enfrentar a Ponte Preta“Cada adversário tem sua particularidade, mas a nossa preparação é pensando na nossa evolução. Não é porque você ganha, que não tem coisas para melhorar. Pelo contrário, é obvio que vencendo é mais fácil você corrigir, mas nós temos coisas para melhorar e evoluir. O jogo coletivo nosso tem margem para crescimento e nós vamos melhorar coletivamente. Foi uma semana muito boa de treinamento, vamos enfrentar um adversário bem duro, que vem de uma vitória importante na casa deles contra uma equipe que não tinha perdido ainda, que é o Vila. Nós enfrentamos eles aqui e sabemos como foi. Assisti o jogo inteiro, eles jogaram de igual pra igual, então não tem jogo fácil, é mais uma final para nós e estamos preparados para ela”, afirma. 


Mozart também citou a importância da briga interna por posição, que, para ele, molda o time da melhor forma possível para continuar a Série B em alto nível. “Jogadores voltando, então a briga interna aumentou. Então isso faz com que o nível de treino melhore. Acredito muito nisso, a competição interna é fundamental para você ter sucesso hoje. Se o treino não transmitir o que é o jogo, você nunca vai conseguir jogar em alto nível ou chegar próximo da excelência. Nós corrigimos os detalhes que tinham para corrigir e estamos preparados para o jogo de amanhã”, projetou Mozart.


Diante da boa fase, o técnico ressaltou a importância de ter um time confiante, porém, com os pés no chão, pois a Série B é um campeonato longo. “É fundamental para a confiança nós estarmos na parte de cima da tabela. Futebol é 99% confiança. Porque quando você está com a confiança em alta, devido ao desempenho, as coisas fluem naturalmente. Jogadores aumentam o nível de desempenho e, em consequência, a parte coletiva aumenta o desempenho. Então é fundamental que estejamos na parte de cima da tabela. Ainda é apenas a décima rodada, mas é praticamente um quarto da competição que já passou. Já vai dando alguns sinais, com certeza vai ter um bloco de seis, sete times que vão desgarrar e a gente vai ter que estar nesse bloco, é fundamental”, diz.


“Série B é extremante difícil, equilibrada. Na minha opinião, vai ser mais equilibrado do que foi ano passado. Ano passado iniciou a competição com quatro favoritos e esse ano não tem nenhum favorito. Cabe a nós, é a minha função, manter esse nível de intensidade, de comprometimento, de humildade, mas também é responsabilidade dos atletas. O clube recentemente vem de conquista, então sabe também o caminho de como se conquista, que é com muito trabalho, humildade, respeito, entre nós e com os nossos adversários. É dessa forma que vamos continuar brigando na parte de cima da tabela”, completou o técnico.


O lateral-direito Lucas Ramon chegou ao Leão em 2023 e vem sendo um jogador defensivo importante para o time. Desde que estreou, disputou 21 jogos, sendo titular em 20 deles e balançado as redes duas vezes.

Lucas falou sobre a força defensiva do Mirassol na temporada e o quanto vem ajudando o time a conquistar seus objetivos. “A gente tenta executar e desempenhar um papel muito importante, tanto na parte defensiva, quanto no ataque. E hoje existe um equilíbrio na nossa equipe, tanto do lado esquerdo, quando do direito. A gente vem fazendo um bom trabalho para ajudar a equipe”, explicou.


O lateral também projetou o duelo paulista contra a Ponte Preta neste sábado, pela décima rodada da Série B. “A Série B é um campeonato difícil, então a gente que está ali na frente, a responsabilidade é muito grande. Para a gente atingir nossos objetivos, a gente tem que fazer nossos papel dentro de casa, e não perder ponto fora de casa, o próximo jogo vai ser uma grande final para a gente. É muito importante a gente estar sempre ali entre os primeiros, isso dá tranquilidade para a gente continuar os trabalhos. O ambiente aqui, nosso trabalho, é muito bom, então dá mais tranquilidade para executar as jogadas e definir as chances que a gente cria”, disse Lucas.


O técnico Felipe Moreira comandou o último treino da Ponte Preta nesta sexta-feira, mas não deu nenhum indício da equipe que iniciará o jogo de sábado, contra o Mirassol, pela décima rodada da Série B.

Sem Mateus Silva e Fábio Sanches, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, a principal dúvida é na defesa.


A tendência é que Edson, utilizado em seis jogos na Série B, ocupe uma das vagas. Para atuar ao lado do zagueiro, Felipe Moreira pode optar pela entrada de Thomás Kayck ou Anilson - jogadores da posição que foram contratados na última janela de transferências.


A segunda alternativa é improvisar o lateral-esquerdo Artur como ocorreu em outros momentos da temporada, principalmente com Hélio dos Anjos.

Já na lateral direita, Luiz Felipe retorna de suspensão, mas briga pela titularidade com Mailton - elogiado pela atuação na vitória sobre o Vila Nova. O volante Felipe Amaral, recuperado de virose, também fica à disposição.


Ficha Técnica: 


Mirassol x Ponte Preta


Campeonnato Brasileiro Série B - 10ª rodada


Local: Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol-SP


Data: 3/06/2023, às 17h


Mirassol: Alex Muralha; Lucas Ramon, Thalisson Kelven, Luiz Otávio e Manoel (Guilherme Biro); Leandro Vilela (Yuri), Danielzinho e Gabriel; Chico, Negueba e Cristian. Técnico: Mozart. 

Ponte Preta:  Caíque França, Luiz Felipe (Mailton), Edson, Thomás Kayck e Artur (Júnior Tavares); Felipe Amaral, Léo Naldi, Matheus Jesus e Elvis; Pablo Dyego e Jeh. Técnico: Felipe Moreira. 


  • Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
  • Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
  • Quarto árbitro: Thiago Lourenço de Mattos (SP)
  • Árbitro de vídeo (VAR): Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)

Foto: Pedro Zacchi/Agência Mirassol



Deixe seu Comentário