O Governo de SP irá manter a fase de transição do Plano São Paulo até o dia 31 de maio. E, a partir do dia 1 de junho, uma nova etapa entrará em vigor, com horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais estendido até 22 horas e 60% de ocupação dos locais e testagem rápida de pessoas sintomáticas.
Até o dia 31, estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings, assim como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus podem funcionar das 6h às 21h. A capacidade máxima de ocupação também segue em 40%. O toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado, das 21h às 5h, assim como a recomendação de tele-trabalho para atividades administrativas não essenciais.
A nova fase do Plano SP a partir do dia 1º, além de ampliar o horário de funcionamento e a capacidade máxima de ocupação, também prevê o modelo da testagem rápida para população sintomática. Os testes serão distribuídos para as Prefeituras, que deverão ter a estratégia de monitoramento de contatos atualizada e a testagem em ambientes privados.