O Plano Estadual de Imunização (PEI) contra COVID-19 decidiu suspender temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades, prevista para começar hoje (11) em todo o estado, devido ao comunicado da Anvisa emitido na noite de ontem.

Em comunicado emitido na noite de ontem, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pede a suspensão do uso da vacina da AstraZeneca/Oxford em gestantes. Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", o Ministério da Saúde investiga a morte de uma mulher grávida no Rio de Janeiro após uso do imunizante.

Novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa.

Mirassol mantém a vacinação hoje para puérperas (até 45 dias após o parto) com idade acima de 18 anos e com comorbidades, além das pessoas com deficiência permanente que têm entre 55 e 59 anos e recebem benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC.

A partir do dia 12 de maio (quarta-feira), doses serão ofertadas ao grupo de pessoas de 59 a 58 anos que possuem uma ou mais comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde (verifique a lista disponível no final do texto).

No dia 13 de maio (quinta-feira) será atendido o grupo de pessoas de 57 e 56 anos que possuem uma ou mais comorbidades e no dia 14 de maio (sexta-feira) vai receber as doses o grupo de 55 anos, que também possuem uma ou mais comorbidades. 

Orientações e requisitos para vacinação dos novos grupos:

Para receber as doses, qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados deve apresentar comprovante da condição de risco por receitas, relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.

A orientação vale tanto para as pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos quanto para as pessoas com Down, em hemodiálise e transplantados - para este último grupo, é também recomendável a apresentação de receita médica do medicamento imunossupressor em utilização pelo paciente.

As puérperas, ou seja, as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, podem utilizar a declaração de nascimento da criança.

Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).


Texto e Imagem: Assessoria de imprensa da prefeitura de Mirassol



Deixe seu Comentário