O nosso Brasil tão combalido continua sofrendo pelos mandos e desmandos de corruptos inescrupulosos em todas as esferas de governo. Será que hoje é um dia para se comemorar mesmo? O que é ser patriota para você? É vestir a camisa da Seleção Brasileira, da Confederação Brasileira de Futebol, uma instituição comprovadamente corrupta, e sair às ruas protestando contra tudo e contra todos?

O nosso país começou errado, com a invasão dos portugueses e a escravização dos índios. No entanto, a história de quase todos os países colonizados se assemelha à nossa. A diferença é que aqui nós continuamos a escravizar o povo. De outras formas, é verdade, com os bancos sendo sempre mais beneficiados em ajudas governamentais para manter o sistema funcionando e os ricos ficando mais ricos e os pobres mais endividados.

A escravidão agora é econômica e hoje cada vez menos gente tem condição de comprar o básico para se alimentar. O que temos a comemorar? Um país lindo que continua sendo vilipendiado em nome do progresso desenfreado, enquanto as pessoas morrem sem um leito de hospital. Todo mundo acha maravilhosas as ações de assistência social, caridade, distribuição de cestas, etc. Mas pouca gente olha na profundidade da ferida e questiona: se tem gente precisando de ajuda não seria porque o Poder Público está falhando na garantia dos direitos básicos a todos e a todas?

Todos nós temos direito à saúde, alimentação, educação e lazer. Mas isso só existe no papel, nos discursos de campanha eleitoral. Na prática, nós sabemos que a realidade é bem outra.

Não há o que comemorar!


Por: Gustavo Villa

Imagem: Oscar Pereira da Silva. Desembarque de Cabral em Porto Seguro

Deixe seu Comentário