Mirassol finalizou o mês de Março como o pior da pandemia. Nos 31 dias do mês foram 44 óbitos registrados e 1249 novos casos de Covid-19 notificados pelo Departamento de Saúde. Em entrevista exclusiva ao Jornal TS Notícias, desta segunda-feira (05) o diretor do Departamento de Saúde, Frank Hulder de Oliveira falou que o município tem estudado alternativas para amenizar a situação do covid e que inclusive fará a aquisição do KIT Covid.
“O kit covid é bastante controverso. Em algumas situações ele não resolveria, mas em outras deixaria que a situação não se agravasse. Nós estamos fazendo a aquisição dele e vamos deixá-lo à disposição da população. Vai ficar a critério do médico prescrever ou não, sem qualquer obrigatoriedade”, explica o diretor do DMS.
Outra alternativa que vem sendo estudada é utilizar a Unidade Básica de Saúde da Vila Verde para tratar pacientes com covid, desafogando assim a UPA. “O grande problema é que não estamos encontrando profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, embora eles sejam financiados pelo estado, isso tem me deixado preocupado”, disse Oliveira.
Sobre o hospital de campanha que foi prometido, porém não foi instalado em Mirassol. Frank explica que a empresa que fornece oxigênio não garantiu que conseguiria atender novos contratos. Ela tem atendido apenas contratos já vigentes. “Quando um contrato é feito, eles são obrigados a garantir o fornecimento dos cilindros. Nós já temos um contrato com eles, a UPA, então eles são obrigados a suprir as solicitações”.
Frank ainda analisou a situação do novo Coronavírus em Mirassol. “Estamos tendo um pico, se continuar assim esse pico não diminui e aí vai ter outro pico. Está acontecendo uma contaminação comunitária. Não adianta fechar comércio, fazer lockdown, se o cidadão, que é a base da contaminação, não fizer a parte dele. Usar máscara, álcool em gel, distanciamento. As pessoas cobram muito e não se faz o que se é de direito,” ressalta o diretor do departamento de saúde.
Por: Andressa Baldissera/TS Rádio
Foto: O diretor do Departamento de Saúde, Frank Hulder de Oliveira, durante entrevista ao Jornal TS Notícias. (Imagem: Reprodução/TS Rádio)
Reportagem
05/04/2021 15H28