O vereador Walmir Chaveiro (PTB) solicitou na sessão ordinária da última segunda-feira (29) que a Prefeitura de Mirassol  disponibilizasse medicamentos para o tratamento precoce contra o Coronavírus para a população. Seu requerimento foi aprovado na sessão da Câmara de ontem.

O vereador solicita que o Departamento de Saúde busque adotar o protocolo preventivo “como medida emergencial para dar mais acesso e chance de recuperação aos munícipes acometidos pela doença, ao mesmo tempo em que se busca viabilizar doses de vacina a todos por meio do Fundo Municipal.

Ainda segundo ele, o protocolo consiste na utilização de medicações prescritas por médico habilitado para combater os sintomas do novo coronavírus e, “conforme demonstrado em recentes publicações, o tratamento precoce proporciona benefícios inequívocos no tratamento dessa doença que causa tanto mal para todos”, aponta, sem citar quais publicações.

“Pode ser que para algumas pessoas ele não seja válido, mas pode ser que para outras ele seja. O importante é arriscar”, afirmou o vereador Walmir Chaveiro.

Dos vereadores, somente Julio Salomão (PL) posicionou-se na tribuna contra o tratamento precoce. Em requerimento, ele questiona o Poder Executivo sobre possível compra do kit covid. “O município não pode comprar um medicamento que não seja cientificamente comprovado. Não existe tratamento nem precoce nem para a Covid.”

O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Clovis Arns da Cunha falou sobre o assunto em entrevista à BBC Brasil. 

“Até junho não existia estes estudos, são estudos, testes. Infelizmente, não existe tratamento precoce, bem que gostaríamos,ter uma droga barata, de fácil acesso que pudesse ajudar as pessoas a evitar a ter covid ou quem tiver que evitasse de evoluir para casos mais graves”, explica Cunha. 

A Associação Brasileira dos Médicos recomenda aos profissionais estudarem caso a caso para receitar os medicamentos. 

O que é o tratamento
O tratamento precoce envolve um “kit” contendo drogas, como vitaminas, antibiótico e vermífugo, além de uma droga usada contra a malária, a hidroxicloroquina.


Por: Gustavo Villa/TS Rádio
Foto: Vereador Walmir Chaveiro usa a tribuna e defende tratamento precoce para Covid-19. (Imagem: Reprodução CMM)

Deixe seu Comentário