Os vereadores de Mirassol se reuniram ontem para a 6ª sessão ordinária da Câmara Municipal e aprovaram um projeto de lei tornando clínicas de fisioterapia, academias e prestadores de serviço relacionados à Educação Física essenciais. 

De autoria de Daniel Sotto (MDB) e Fábio Kunii (DEM), o PL diz que as atividades físicas são consideradas essenciais, devido à sua irrefutável capacidade de prevenir doenças tanto físicas quanto mentais. Academias de Musculação, Ginástica, Natação, Hidroginástica, Artes Marciais e demais modalidades esportivas, constituem prestadores de serviços essenciais à saúde mesmo em período de calamidade pública.

Os vereadores Julio Salomão (PL), Ademir Massa (PP) e Vanderlei Pinatto (DEM) votaram contrários ao PL, que mesmo assim acabou sendo aprovado. Salomão argumentou e pediu a inclusão de uma emenda ao projeto incluindo a necessidade de atestado médico para o paciente ser autorizado a desfrutar do serviço.

“Eu acredito que nesse sentido ele só deveria ocorrer mediante a um atestado médico, colocando a real necessidade do uso médico clínico desse serviço e não para outras coisas, por isso deve ser mais criterioso o projeto'', disse Júlio Salomão.

No entanto, o PL passou sem a inclusão da emenda. Autor principal do projeto, Fábio Kunii procurou explicar sua intenção. 

“Esse projeto foi justamente porque alguns amigos tiveram covid e ficaram na uti por mais de 20 dias, a condição física e pulmonar foi agravada, principalmente se for intubada, é preciso fazer fisioterapias. Esse é o nosso real intuito”, explica Kunii.

O PL de autoria de Walmir Chaveiro (PTB), colocado em votação em caráter de urgência, foi aprovado pelos membros da casa. O projeto autoriza a criação de fundo financeiro para que o município possa adquirir vacinas contra a Covid-19 e equipamentos para os profissionais de saúde. 

Daniel Sotto retirou o projeto de sua autoria que tornaria essencial o serviço de aulas presenciais.


Por: Gustavo Villa/TS Rádio
Foto: Vereador Fábio Kunii durante a 
6ª sessão ordinária da Câmara Municipal. (Imagem: Repodrução/CMM)

Deixe seu Comentário


fabiana albertin - 16/03/2021 16h14
Quem é esse Julio Salomao ? Quem é ele para saber qual é a prática da saúde e qual não é?? Cada um na sua área.