A Prefeitura de Mirassol, representada pelo Chefe de Gabinete, Renato Scochi, participou da Audiência Pública sobre a proposta de nova divisão regional e criação da Região Metropolitana, no último sábado (27), na Câmara Municipal de São José do Rio Preto.
O prefeito Edson Ermenegildo é totalmente a favor da criação da Região Metropolitana, o que ajudaria a agilizar a execução de projetos em favor do desenvolvimentos dos municípios da região.
A RM integrará 35 municípios em uma unidade administrativa, em gestão conjunta. Abrange uma população de 845.225 pessoas. A proposta inicial, de autoria do ex-deputado estadual João Paulo Rillo, vem de 2013. A proposta atual foi desenvolvida em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas.
A organização dos municípios em unidades regionais tem previsão constitucional. Nesta forma moderna de gestão, problemas comuns podem obter soluções compartilhadas. Questões ambientais, de mobilidade, saúde, entre várias outras, tratadas no âmbito metropolitano, obtêm soluções de maior alcance e, por isso, mais perenes.
Participaram do evento o vice-governador e secretário de governo, Rodrigo Garcia e Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional, além de representantes municipais e parlamentares da região. A nova organização territorial regional do estado é um dos principais projetos da Secretaria de Desenvolvimento Regional para o ano de 2021.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mirassol
Foto: O Chefe de Gabinete, Renato Scochi, juntamente com o líder do governo na Câmara, João Paulo Araújo e o presidente da CMM, Caco Navarrete, durante a Audiência Pública. (Imagem: ASCOM/PMM)
Reportagem
01/03/2021 12H50