Algumas escolas privadas e estaduais de Mirassol registraram casos confirmados de Covid-19 entre alunos desde a retomada das aulas presenciais no início do mês. O Departamento de Educação afirma não ter responsabilidade na fiscalização dessas instituições. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura seria de competência da Diretoria Regional de Ensino, com sede em José Bonifácio, a atribuição de averiguar e orientar as escolas particulares e públicas estaduais. Seria responsabilidade dos Departamentos de Educação e de Saúde do município a fiscalização nas escolas públicas municipais. No entanto, a Diretoria Regional de Ensino limita-se a atuar apenas nas questões pedagógicas nos colégios sediados nos 30 municípios atendidos pela pasta.
A reportagem não conseguiu averiguar, de fato, um número real de infectados e suspeitos, já que as informações não ficam centralizadas no Departamento de Educação e o Departamento de Saúde divulga os números absolutos de toda a cidade.
Segundo o Departamento de Educação do Município, por meio da assessoria de imprensa, compete ao município apenas as escolas municipais e as escolas de educação infantil. A fiscalização das escolas estaduais, particulares, de ensino fundamental é de competência da Diretoria Regional de Ensino de José Bonifácio. Caso alguma escola apresente caso de Covid, o município possui um protocolo que foi elaborado em comunhão com as escolas municipais e particulares, e todos devem segui-lo.
Com certo receio de passar informações à reportagem, alguns diretores confirmaram casos positivos entre alunos das escolas. Em três escolas particulares, houve casos confirmados em alunos. Segundo a diretora de uma delas, que preferiu não se identificar, a escola na qual trabalha apresentou dois casos confirmados, em alunos de uma mesma sala do ensino médio.
Neste caso, as aulas daquela turma foram canceladas e permaneceram de forma remota por 15 dias e todos os demais alunos foram informados e orientados em fazer o teste de Covid.
Outra escola, desta vez estadual, também teve um caso confirmado em um aluno. O mesmo encontrava-se com as aulas na modalidade on-line. Os familiares comunicaram a direção que avisou os demais alunos da turma.
De acordo com a prefeitura, quando há a confirmação ou a suspeita de um caso de Covid em escolas do município, o procedimento está vinculado ao protocolo de biossegurança. Então, seria o médico quem determina o afastamento do paciente, inclusive verificando se a classe toda que teve contato com o doente também deve ficar afastada.
A reportagem da TS Rádio entrou em contato com a Diretoria Regional de Ensino de José Bonifácio que informou que não está autorizada a dar qualquer tipo de informação sobre Covid-19 e que a fiscalização é responsabilidade da secretaria municipal de saúde.
Por: Andressa Baldissera e Gustavo Villa
Foto: Divulgação