Alguns comerciantes de Mirassol que abrem seus estabelecimentos durante a noite, como lanchonetes e restaurantes, estiveram reunidos na Câmara de Mirassol, na tarde da última segunda-feira (25) para receber orientações sobre as novas determinações da fase vermelha da quarentena. A nova etapa teve início ontem em todo o Estado de São Paulo.
As dúvidas foram esclarecidas pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Mirassol, Renato Scochi, e pelo diretor do Departamento de Tributos e Fiscalização, Clayton Queiroz. Também acompanharam e deram sugestões para o funcionamento do comércio local os vereadores Nando Nogueira, Ademir Massa, Fabio Kunii e Walmir Chaveiro.
Os comerciantes reivindicaram a extensão do horário de atendimento presencial até às 22h. No decreto estadual, só está permitido este tipo de atendimento até 20h. De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura, Renato Scochi, esta reivindicação provavelmente não poderá ser atendida, já que o município não tem permissão de desobedecer as regras impostas pelo Estado, além de correr risco de sofrer com ações impetradas no Ministério Público.
O prefeito Edson Ermenegildo acredita que a sugestão é inviável, "uma vez que a disseminação do vírus está aumentando na cidade". Ele deve definir e soltar o decreto municipal na tarde desta terça-feira (26).
LockDown:
Rio Preto e região, assim como todo o Estado de São Paulo, entram em lockdown entre 20h e 6h a partir de segunda-feira (25). Nos próximos fins de semana, do dia 30 e 31 de janeiro e de 6 e 7 de fevereiro, a fase de restrição total acontecerá por 24 horas.
No novo sistema, em que a região se encontra na fase laranja, as atividades seguem normais até 20h. A partir deste horário, somente os chamados serviços essenciais vão poder funcionar.
Segunda a sexta entre 6h e 20h (regras da fase laranja): Permanece o atual horário em vigência. Academias, salões de beleza, restaurantes, shoppings e comércio em geral podem funcionar por 8 horas, mas com fechamento obrigatório a partir das 20h. Bares não podem oferecer atendimento presencial.
Entre 20h e 6h e durante todo o sábado e domingo: Apenas serviços essenciais podem funcionar, tais como: farmácias, mercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, oficinas de veículos, atividades religiosas, pousadas, hotelaria, bancos e pet shops.
Assista o Jornal TS Notícias completo de hoje no link: https://www.youtube.com/watch?v=1w4K0a8PkoU
Por: Gustavo Villa - TS Rádio
Imagem: Divulgação Câmara Municipal de Mirassol