Rio Preto e região, assim como todo o Estado de São Paulo, entram em lockdown entre 20h e 6h a partir desta segunda-feira (25). Nos próximos fins de semana, do dia 30 e 31 de janeiro e de 6 e 7 de fevereiro, a fase de restrição total acontecerá por 24 horas.
O fechamento do comécio faz parte do conjunto de medidas duras adotadas pelo governador João Doria (PSDB) para tentar conter a escalada de novos casos, internações e mortes provocadas pela Covid-19.
No novo sistema, em que a região se encontra na fase laranja, as atividades seguem normais até 20h. A partir deste horário, somente os chamados serviços essenciais vão poder funcionar.
Segunda a sexta entre 6h e 20h (regras da fase laranja): Permanece o atual horário em vigência. Academias, salões de beleza, restaurantes, shoppings e comércio em geral podem funcionar por 8 horas, mas com fechamento obrigatório a partir das 20h. Bares não podem oferecer atendimento presencial.
Entre 20h e 6h e durante todo o sábado e domingo: Apenas serviços essenciais podem funcionar, tais como: farmácias, mercados, padarias, açougues, postos de combustíveis, oficinas de veículos, atividades religiosas, pousadas, hotelaria, bancos e pet shops.
As medidas adotadas pelo governo do Estado determinam ainda que a região passa a ficar integralmente na fase vermelha se atingir 75% da ocupação dos leitos de UTI para Covid. A regional de Rio Preto cravou 74,7% na sexta-feira (22), o que a coloca muito perto de uma regressão na próxima reclassificação, na sexta (29).
Rio Preto contabiliza, de acordo com os últimos dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde do município 1008 mortes pela Covid e 39.667 casos confirmados, sendo 3.296 de pacientes da saúde. Ainda nesta segunda, o prefeito Edinho Araújo (MDB) entrega mais 20 leitos de sustentação respiratória no Fraternidade, numa tentativa de dar um respiro para a lotação dos serviços de saúde na cidade.
Vale lembrar que cidades vizinhas, como Olímpia, que pertencem à regional de Barretos, estão integralmente na fase vermelha a partir de hoje.
Segundo assessoria de imprensa da prefeitura de Mirassol, o prefeito Edson Ermenegildo (PSDB) deverá fazer um novo decreto municipal a respeito até o final do dia.
Por: Gustavo Villa - TS Rádio
Foto: Johnny Torres (Diário da Região)