O Mirassol Futebol Clube eliminou a Aparecidense-GO e retornou à Série C do Campeonato Brasileiro após 12 temporadas, divisão que participou por duas vezes: a primeira em 1995 e em 2008. O clube mirassolense coroa a ótima temporada com a melhor campanha no nacional desde 2011, quando ficou próximo do acesso. 

O Leão jogava por um empate, pois havia vencido o time goiano em casa na semana passada por 2 a 1. No entanto, o time não fez um bom primeiro tempo e sofreu o primeiro gol aos 17 minutos das 1ª etapa. Alex Henrique marcou de cabeça após cruzamento de Uederson. 

O técnico Eduardo Baptista fez três alterações na segunda etapa, colocando o meia Rafael Tavares e os atacantes França e João Carlos. O time melhorou e o gol de empate amadurecia, mas a expulsão do atacante França aos 25 minutos veio como uma ducha de água fria. Só que 3 minutos depois, Lucas Silva fez uma jogada de linha de fundo pela ponta-esquerda e tocou para trás, encontrando o lateral Vinicius, que mandou uma bomba no ângulo esquerdo para empatar: 1 a 1. 

Aos 33, João Carlos fez o pivô e deixou Lucas Silva na cara do gol. O atacante leonino tocou na saída do goleiro, que saiu desesperado fora da grande área, mas não conseguiu evitar a virada: 2 a 1 Mirassol. 

No finalzinho, aos 45, o atacante Marcos Paulo empatou para a Aparecidense com mais um gol d ecabeça: 2 a 2. Mas aos 49, Lucas Silva invadiu a grande área pela ponta esquerda e foi empurrado dentro da área pelo zagueiro Ícaro. Pênalti para o Mirassol convertido pelo atacante João Carlos. 3 a 2 placar final. 

Campanha

O time comandado pelo técnico Eduardo Baptista chegou às semifinais com 38 pontos somando todas as etapas, apresentando um aproveitamento ligeiramente superior a 60%, das 20 partidas disputadas. Até o momento são 11 vitórias, cinco empates e apenas quatro derrotas, sendo duas delas ainda na primeira fase. Já as vitórias mais elásticas aconteceram em casa contra times paranaenses: 6 a 0 sobre o Toledo-PR, em jogo válido pela terceira rodada da primeira fase, e sobre o Nacional-PR, com 8 a 0, pela sétima rodada.

O retrospecto do Leão é positivo como mandante, tendo em vista que as quatro derrotas sofridas na Série D 2020 aconteceram em jogos fora de casa. Na atual edição nacional, foram 42 gols marcados e 15 gols sofridos. Um dos artilheiros da competição é o atacante Fabrício Daniel, que marcou nove gols, e quarto colocado na artilharia. A boa notícia é que Fabrício ainda pode alcançar o posto de artilheiro, que no momento pertence a Zé Love com 12 gols, atacante do Brasiliense-DF, clube eliminado pelo próprio Mirassol nas oitavas de final.

No segunda fase, o Mirassol eliminou o Caxias-RS nos pênaltis após uma vitória simples para cada lado. O clube paulista avançou nos pênaltis com vitória por 3 a 0. Nas oitavas de final, a equipe de Eduardo Baptista venceu o Brasiliense-DF em casa, por 4 a 0, e foi superada pelo rival na volta por 2 a 1, avançando no saldo de gols.

Já nas quartas, o Mirassol venceu, de virada, a Aparecidense-GO por 2 a 1 e concretizou a vaga com vitória por 3 a 2 na volta. 

A atual campanha supera a de 2011, quando o Mirassol chegou muito perto de voltar à terceira divisão do campeonato nacional. Na oportunidade, o clube foi superado pelo também paulista Oeste, em disputa de pênaltis. Os demais classificados para a Série C serão conhecidos na tarde deste domingo (10). 

Ficha técnica

Mirassol
Jeferson; Vinicius, Danilo Boza, Heitor e Moraes; Daniel, Alisson, Igor (França) e Cássio Gabriel (Rafael Tavares); Netto (Lucas Silva) e Fabrício (João Carlos). Técnico Eduardo Baptista. 

Aparecidense

Tony; Rafael Cruz (Marcos Paulo), Renato, Ícaro e Rayro (Raphael Soares); Bruno Henrique (Édipo), Rodriguinho e Albano; Negueba (Cardoso), Alex Henrique e Uederson (Bessa). Técnico Thiago Carvalho. 

Gols: Alex Henrique, aos 17 do 1º e Marcos Paulo, aos 45 do 2º tempo (APA); Vinicius, aos 28 do 2º tempo; Lucas Silva, aos 33 e João Carlos aos 49 (MFC)

Árbitro: Wagner dos Santos Magalhães - RJ

Cartões Amarelos: Bruno Henrique, Bessa, Rayro e Rodriguinho (APA); Jefferson, João Carlos e Moraes (MFC)

Expulsão: França (MFC)

Imagem: Léo Roveroni/Agência Mirassol FC

Gustavo Villa

Com informações de:

Fonte: Comunicação PMM (Prefeitura Municipal de Mirassol)

Deixe seu Comentário