O Mirassol entra em campo neste sábado (18h30), no Maião, para fechar uma temporada que já é histórica — mas que ainda pode ficar maior. Classificado para a fase de grupos da Libertadores e garantido na 4ª colocação do Brasileirão, o Leão disputará a última rodada diante do Flamengo perseguindo dois objetivos simbólicos e de enorme relevância: fechar o campeonato invicto em casa e superar o Internacional de 2018 como a melhor campanha da história de um clube vindo da Série B no ano seguinte, na era dos pontos corridos.
Para isso, Rafael Guanaes colocará em campo o que tem de melhor. A dúvida fica por conta de Reinaldo, que se recupera de um edema no calcanhar direito. O artilheiro do time é presença provável, mas caso não seja liberado, Felipe Jonatan assume a lateral-esquerda. No meio-campo, José Aldo pode retornar ao time titular, enquanto Carlos Eduardo, decisivo com gol e assistência contra o Vasco, deve reassumir sua vaga no ataque. A tendência é que o Mirassol repita a estrutura do time que venceu em São Januário: Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo (ou Felipe Jonatan); José Aldo, Danielzinho e Shaylon; Negueba, Carlos Eduardo e Renato Marques.
Do outro lado, o Flamengo desembarca no interior paulista já campeão brasileiro e completamente voltado para a disputa da Copa Intercontinental no Catar. Por isso, o Rubro-Negro atuará com sua equipe sub-20, comandada por Bruno Pivetti, enquanto o elenco profissional embarcou neste sábado rumo ao Oriente Médio. Mesmo assim, a delegação tem alguns nomes da equipe principal, como Michael, Wallace Yan e Dyogo Alves.
A rodada final não altera a classificação do Mirassol e tem pouco impacto esportivo para o Flamengo, mas representa muito para o torcedor leonino. Nos 18 jogos disputados no Maião até aqui, o Leão somou 12 vitórias e seis empates, fazendo do estádio um verdadeiro caldeirão — e transformando a campanha de estreia na elite em um marco para o futebol paulista.
Superar o Inter de 2018 e fechar o ano invicto em casa seria a cereja do bolo de uma temporada que colocou o Mirassol no mapa do continente. Um clube que há poucos anos jogava divisões inferiores do futebol paulista agora chega à Libertadores e se firma entre os melhores do país.
Neste sábado, mais do que um jogo, o Maião receberá a celebração de um projeto sólido, ambicioso e que continua escrevendo páginas inesquecíveis. O torcedor está convidado a viver — e fazer — história mais uma vez.
FICHA TÉCNICA:
MIRASSOL x FLAMENGO
BRASILEIRÃO - 38ª RODADA
Data: 6/12/2025 (SÁBADO), às 18h30
Local: Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol-SP
MIRASSOL
Walter; Lucas Ramon, João Victor, Jemmes e Reinaldo (Felipe Jonatan); José Aldo, Danielzinho e Shaylon; Negueba, Carlos Eduardo e Renato Marques. Técnico: Rafael Guanaes
FLAMENGO
Dyogo Alves, Daniel Salles, Iago, João Victor e Johnny; Pablo Lucio, Evertton Araújo e Guilherme; Michael, Joshua e Wallace Yan. Técnico: Bruno Pivetti
Árbitro: Lucas Casagrande (PR)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira(CE) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
Quarto árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Foto: Felipe Novoa/Nopontovoa
