O Mirassol se prepara para mais um capítulo marcante em sua história. Neste domingo (18), às 20h30, o Leão da Alta Araraquarense enfrenta o Internacional, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será a primeira vez que o clube encara o Colorado e também sua estreia no palco histórico do futebol nacional.
Além de um adversário inédito, o duelo marca a primeira visita do Mirassol ao estádio Beira-Rio e apenas a segunda vez que a equipe atuará na capital gaúcha.
O técnico Rafael Guanaes também viverá um momento inédito na carreira. Em entrevista coletiva durante a preparação para a partida, o comandante destacou a motivação especial para o confronto.
— Para mim é um motivacional muito grande, eu também não fiz jogo no Beira-Rio. É um estádio maravilhoso, de muito alto nível. Pelo menos falando por mim, é uma motivação estar em um palco tão importante no cenário nacional contra uma grande equipe — afirmou.
Foco na evolução e testes antes da pausa
Guanaes também falou sobre o momento do time, que não vence como visitante há mais de 100 dias, e projetou a sequência de três jogos antes da parada para a Copa do Mundo de Clubes como oportunidade de testar novas estratégias.
— Para termos resultados diferentes, precisamos de coisas diferentes. São dois grandes adversários e times que obviamente não estão dentro do campeonato do Mirassol. Justamente por isso a gente quer ir lá e testar algumas situações que a gente ainda não pensou — disse.
— Temos três jogos para testar determinadas situações para buscar o nosso melhor cenário para esse primeiro momento. Depois da parada, a gente se planeja e se prepara para aquilo que vai ser a segunda fase do Mirassol no campeonato — completou.
Retornos importantes e opções no meio
A semana também trouxe boas notícias no departamento médico. O goleiro Alex Muralha, o zagueiro Luiz Otávio, o volante Zé Vitor e o atacante Rafa Silva foram liberados para retornar às atividades, embora a utilização dos atletas ainda dependa de decisão da comissão técnica.
Entre os destaques, o meio-campista José Aldo, que substituiu Neto Moura na última partida, recebeu elogios de Guanaes.
— José Aldo é um jogador que acompanho bastante e pode jogar em qualquer função do meio. Quando joga de volante, é um excelente construtor, distinto ao Roni, Bianqui e Danielzinho. Temos um setor com muitas opções e diferentes características — afirmou.
Histórico contra gaúchos e números como visitante
Embora o confronto contra o Inter seja inédito, o Mirassol já enfrentou outros adversários do Rio Grande do Sul, com retrospecto desfavorável. Foram 11 partidas como visitante diante de times gaúchos, com apenas duas vitórias — sobre Cerâmica (2011e Juventude (2023). O aproveitamento fora de casa contra esses clubes é de apenas 24%.
Neste Brasileirão, o Leão ocupa a 12ª colocação com 10 pontos, um a mais que o Internacional, 13º. O momento recente do time é de apenas uma derrota nos últimos sete jogos (2 vitórias e 4 empates), mas o desempenho fora de casa preocupa: nos últimos oito jogos como visitante, foram seis derrotas, dois empates e nenhum triunfo.
Mesmo assim, o Mirassol se mostra competitivo. A equipe tem a terceira maior média de finalizações entre os visitantes (13,3 por jogoe se destaca na criação de jogadas em velocidade: é o time que mais finalizou em contra-ataques fora de casa, embora ainda sem marcar gols dessa forma.
Bola aérea: arma e vulnerabilidade
Um dos pontos de atenção para o duelo é a bola aérea. Se por um lado o Mirassol marcou 14 dos últimos 19 gols pelo alto, por outro também sofreu seis dos últimos dez da mesma forma. O Internacional, por sua vez, anotou sete de seus últimos dez gols em jogadas aéreas.
Será preciso atenção redobrada também nas trocas de passes rasteiros, ponto onde o sistema defensivo do Inter tem demonstrado fragilidades recentes.
Último teste antes da parada
A partida no Beira-Rio será o primeiro de dois jogos seguidos fora de casa para o Leão antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes. Com moral elevada após bons desempenhos contra rivais mais tradicionais — como a goleada por 4 a 1 sobre o Grêmio na 4ª rodada —, o Mirassol quer aproveitar a oportunidade para seguir crescendo na elite nacional.
A delegação embarcou para Porto Alegre neste sábado. A bola rola às 20h30 de domingo, com cobertura completa da TS Rádio Mirassol.