Player
Tocando Agora
Carregando...
NV ProdutoraAmiga NetA - Rede Sol AntunesOtica e Relojoaria ModeloCentral FarmaSunsafeFrd logística Sanessol novo prédioCentro Educacional ArcaBanner TS Esporte Clube

Câmara dá primeiro aval para aumentar número de vereadores em Mirassol

Câmara dá primeiro aval para aumentar número de vereadores em Mirassol

A Câmara de Mirassol aprovou nesta segunda (20), em primeira discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), de autoria do vereador Fábio Kunii, que  aumenta de 10 para 11 as vagas de vereador na cidade, com validade para a próxima legislatura. A emenda só recebeu voto contrário do vereador Vanderlei Pinatto. O presidente, Caco Navarrete, não vota nesta situação.

O vereador Julio Salomão utilizou a tribuna para explicar porque votou favorável.  "Não estamos querendo enfiar pessoas aqui com cabide de emprego. Queremos aumentar a representatividade da população na Câmara", diz. 

Na última terça-feira (14), a pedido do vereador João Paulo, houve uma audiência pública para debater o assunto, mas a audiência não é deliberativa. Apenas seis munícipes compareceram.

A maioria dos vereadores alega que com o aumento haverá uma maior representatividade, e que isso irá recompor o número “ímpar” de vereadores, já que do jeito que está prejudica as votações, posto que nunca há empate e o presidente nunca pode votar.

O número de vagas é determinado pela Constituição Federal, que estipula a quantidade máxima de vereadores, proporcionalmente ao número de habitantes. Segundo o art. 29 da Constituição Federal, aqueles municípios que têm entre 50.000 e 80.000 – caso de Mirassol –podem contar com até 15 parlamentares.

Comentários

Comentário enviado com sucesso!
Carregando comentários...