Desde 2021, o programa de voluntariado da Iguá Saneamento engaja os colaboradores em iniciativas sociais e ambientais nas comunidades onde a Iguá atua


O Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto, foi o marco escolhido pela Iguá Saneamento, controladora da Sanessol junto com a Aviva Ambiental, para celebrar mais um ano do programa Conexão Voluntariguá, que incentiva colaboradores a exercerem suas habilidades por meio de ações voluntárias que impactam positivamente a comunidade.





Passados três anos desde sua criação, a iniciativa já acumulou mais de 7 mil horas de trabalho e contou com mais de 6 mil participações voluntárias. Esses resultados refletem o compromisso da Iguá – uma das principais empresas privadas do setor - com a responsabilidade social, um dos pilares estratégicos de sua atuação.


Entre as ações de comemoração aos três anos do programa, a Companhia está organizando mais uma edição do Conexão Voluntariguá, um movimento coordenado que acontece no dia 28 de agosto em seis operações, sendo elas: Agreste Saneamento (AL), Atibaia Saneamento (SP), Sanessol (SP), Águas Cuiabá (MT), Paranaguá (PR) e Iguá Rio (abrangendo a Zona Oeste da capital, Paty do Alferes e Miguel Pereira), incluindo também os dois centros administrativos (SP), de forma a engajar um número significativo de colaboradores em ações sociais dentro de escolas, abrigos de idosos, creches e hemocentros.


Entre as atividades que serão realizadas neste dia estão doação de sangue, oficina de culinária saudável, palestras socioambientais e ações do programa Você no Saneamento, outra iniciativa do grupo que promove a conscientização sobre a importância do saneamento básico.


Ações em Mirassol




Em Mirassol, as atividades começaram na segunda-feira (26/08) com bingo, roda de conversa e pinturas com grupo de idosos do Lar dos Velhinhos. A programação segue na quarta-feira (28/08) com um passeio com os animais do AMPA, das 16h às 17h30, e no sábado (31/08), um grupo de colaboradores estarão no Hemocentro de São José do Rio Preto para doação coletiva de sangue.


Esse olhar mais de perto para o próximo e para a sociedade como um todo é incentivado há tempos pela Sanessol. “Mesmo o voluntariado sendo uma escolha pessoal, nós entendemos que promover essa prática, junto às equipes, faz toda a diferença. Por isso, efetivamente, sempre apoiamos nossos times a fazerem parte de projetos sociais nas comunidades em que atuamos, seja ajudando uma entidade assistencial, participando de atividades socioeducacionais em escolas que, muitas vezes, estão localizadas nos bairros em que eles residem, entre tantas outras atividades realizadas ao longo dos anos. É desta forma que trabalhamos com propósito e isso reflete no comprometimento com a rotina de trabalho de cada uma”, explica o diretor geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli.




Além de contribuir para a transformação da realidade de pessoas em vulnerabilidade, o Voluntariguá também oferece oportunidades para que os colaboradores possam se envolver gerando impactos positivos em áreas como educação, saúde, meio ambiente e inclusão social. Ao longo de todo o ano, são diversas as atuações do programa, entre elas reformas e reparos em instalações de organizações sociais, mutirão de limpeza urbana, plantio de mudas, cultivo de hortas comunitárias, e oficinas de cozinha sustentável.


“Entendemos que o saneamento básico vai muito além do serviço de água e esgoto; trata-se de uma questão de dignidade humana. O Voluntariguá reflete essa visão. Ao engajar nossos colaboradores em ações voluntárias, estamos não apenas transformando comunidades, mas também promovendo a cidadania e o bem-estar”, comenta João Roberto Rocha Moraes, diretor Institucional e de Responsabilidade Social da Iguá Saneamento. “Esse é o tipo de experiência transformadora tanto para quem recebe quanto para quem oferece ajuda. O Voluntariguá é mais do que um programa; é um movimento de transformação”.

Deixe seu Comentário