Uma criança de dois anos, autista, perdeu oito dentes após sofrer uma queda dentro da creche municipal Maria Luíza Domarco, em Mirassol. O acidente aconteceu na manhã de segunda-feira, 20, e foi comunicado à Polícia Civil da cidade, que vai instaurar inquérito para investigar as circunstâncias da ocorrência.

Segundo o pai, Antônio Carlos Pereira Júnior, as professoras não souberam explicar como o aluno se feriu. A família socorreu a criança, que foi levada a um hospital particular. Antônio disse que os médicos duvidaram que as lesões tenham sido decorrentes de queda da própria altura. Para o pai, a criança estava sem supervisão. Ele reclama da falta de professora de apoio, direito previsto em lei para alunos com diagnóstico de transtorno do espectro autista.

Como o plano de saúde da família não cobre tratamento odontológico, o pai procurou a prefeitura de Mirassol, que forneceu encaminhamento para o Ambulatório Médico de Especialidades (Ame) de Rio Preto. Disseram ao pai que era para ele esperar ligarem. Ele disse que ligou no AME e a atendente disse que não tinha nem previsão de quando o filho dele seria chamado. O pai relatou que precisou implorar que o chefe do departamento de saúde de Mirassol pedisse prioridade de atendimento”.

Nesta terça-feira, 21, a criança teve dois dentes extraídos. Autista severo, o menino precisou ser amarrado à cadeira e ter os braços e pernas imobilizados pelos pais.

Após os dias definidos de recuperação, ele deverá ser levado ao AME novamente para a continuidade do tratamento.

Em nota, a prefeitura de Mirassol afirmou que houve uma queda na creche, que a família foi prontamente chamada e que a criança foi encaminhada para o pronto atendimento da saúde. "Como a criança não se deixou ser manipulada, foi encaminhada ao AME, onde teve dificuldades para se ter a vaga, a qual foi resolvida neste momento. Ela foi encaminhada na tarde desta terça-feira para tratamento especializado no AME”.

O caso é investigado pela Polícia Civil como lesão corporal.



Com Diário da Região

Deixe seu Comentário