Uma semana após apenas recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados, Mirassol voltou a obrigar a utilização do equipamento a partir desta sexta-feira (10). O prefeito Edson Ermenegildo publicou decreto na quarta-feira (8) informando que o uso do equipamento de proteção facial cobrindo nariz e boca deve ser exigido novamente, em locais públicos ou privados, especialmente nas unidades escolares. De acordo com nota da assessoria de imprensa do Executivo Municipal, a medida, que já entra em vigor a partir da publicação, foi tomada considerando as alterações climáticas, com baixa temperatura e diminuição da umidade relativa do ar, o que leva à fragilidade no sistema de defesa das pessoas, facilitando a invasão do organismo especialmente por vírus. 

 

Após análise do Departamento Municipal de Saúde (DMS) sobre a situação epidemiológica local, o Decreto recomenda às instituições públicas e privadas o uso de máscaras descartável nos ambientes escolares e reforço das medidas de higienização das mãos, o uso de álcool 70%, bem como o reforço das medidas para evitar aglomerações, locais fechados, locais com pouca circulação de ar e a manutenção do distanciamento social.

 

O DMS vai manter o monitoramento dos casos da Covid-19 por meio de análises epidemiológicas, podendo elaborar novas recomendações, bem como as diretrizes emanadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde.

 

Na semana passada, a prefeitura de Mirassol havia apenas recomendado o uso das máscaras em ambientes fechados, seguindo decreto estadual. No entanto, esta semana, com o aumento no número de casos, o decreto obrigando o uso do equipamento foi publicado. 

 

Outras cidades da região, como São José do Rio Preto por exemplo, já haviam exigido e publicado decretos há mais de uma semana. 


Deixe seu Comentário