Durante evento na B3, no último dia 2, a Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil, responsável pela Sanessol junto com a Aviva Ambiental, aderiu aos movimentos Elas Lideram 2030, Ambição Net Zero e +Água, empenhando-se publicamente com uma atuação efetiva pela equidade de gênero, redução de emissões de carbono, universalização do saneamento e segurança hídrica.

Os compromissos fazem parte do programa Ambição 2030, da Rede Brasil pelo Pacto Global da ONU, para engajar o setor privado com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A cerimônia de lançamento ocorreu na B3, com o Ring the Bell chamando a atenção para a importância do ESG na estratégia das organizações.

Reafirmando a responsabilidade assumida junto ao Science Based Target initiative (SBTi), em agosto passado, quando se tornou a primeira empresa de saneamento do país a se comprometer com a redução de suas emissões de carbono, a Iguá agora adere ao Movimento Ambição Net Zero, que visa a redução de 2 Giga toneladas em emissões acumuladas de CO2eq (carbono equivalente) até 2030 entre todas as empresas signatárias. Entre as ações adotadas pela companhia estão  a substituição do uso de combustíveis fósseis para frotas leves; a busca pela eficiência energética nas operações e pelo desenvolvimento e investimento em energias renováveis; e a implementação de boas práticas e tecnologias para tratamento de esgotos – projetos e iniciativas que fazem parte de um plano de ação rumo à neutralidade de carbono.

Já o Movimento Elas Lideram 2030 incentiva metas concretas pela equidade de gênero, tendo ao menos 50% de mulheres em cargos de alta gestão. A Iguá já caminha nesse sentido, com lideranças femininas chegando a 30% em 2021, crescimento de 8 pontos percentuais ante o ano anterior. Como parte da iniciativa, a companhia confirma sua intenção de ampliar ações que fomentem a equidade de gênero em todas as suas operações, se comprometendo com a meta de 30% de mulheres em cargos de Diretoria até 2025.

“Dentro do nosso plano estratégico de Sustentabilidade (SERR), que tem papel transversal na definição de metas do grupo, orientando a entrega de resultados, a Iguá já adota medidas pela diversidade, além de adotar programas de capacitação para impulsionar o desenvolvimento de lideranças”, destacou o diretor de Transformação Mateus Renault, responsável pela gestão ESG.

A empresa também passa a integrar o Movimento +Água, que busca acelerar a universalização do saneamento e a segurança hídrica do Brasil, e tem a ambição de impactar a vida de mais de 100 milhões de pessoas. A iniciativa conversa diretamente com os investimentos que a Iguá vem realizando para ampliar o abastecimento e a cobertura à população que atende. Apenas no último ano, foram cerca de 214 km de rede coletora de esgoto para ampliar o nível de abrangência da companhia, que já alcança 82%.  Mobilização essa que não apenas proporciona melhorias na saúde da população, mas também contribui para a preservação dos rios.

Em 2021, a Iguá concluiu também a fase de diagnóstico de seu Plano de Segurança Hídrica. Para alcançar esse resultado, a empresa foi uma das pioneiras do setor a realizar diversos estudos sobre a situação atual dos seus mananciais  e, com isso, estabelecer planos de ação para reverter situações problemáticas e conservar cenários positivos. Agora, essas informações vão orientar a atuação da companhia para manter a qualidade e oferta do recurso, passando por novos investimentos e trabalhos com as comunidades locais.

“O endosso à Ambição 2030 se alinha com o compromisso da Iguá por um crescimento sustentável e promoção da cidadania, buscando transparência e geração de valor para a sociedade. Alcançar as metas propostas pelos ODS é uma responsabilidade coletiva para garantir um futuro digno e inclusivo à população, e estamos engajados com essa transformação”, afirmou Renault.

Mais informações sobre o trabalho realizado pela Sanessol, é só acessar: www.igua.com.br/sanessol.

Deixe seu Comentário