O hidrômetro, popularmente conhecido como relógio de água, é um medidor de volume que registra a quantidade de água usada em um imóvel. Ele torna-se grande aliado da população, pois permite que a medição seja certeira, além de ajudar na conscientização sobre a importância do uso racional da água.
Importante entender um fato: assim como carros, celulares ou as tvs, os hidrômetros possuem engrenagens que sofrem desgastes ao longo do tempo, por isso a recomendação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é que a troca seja realizada a cada cinco anos.
Para garantir uma precisão exata, a Sanessol, empresa do Grupo Iguá e Aviva
Ambiental, deu início à nova etapa da troca sistemática dos hidrômetros, seguindo as exigências do contrato de concessão.
Esse trabalho é gratuito para o cliente. Se o hidrômetro estiver do lado de dentro do imóvel, é necessário que o morador autorize a entrada do colaborador devidamente uniformizado. Nos casos de caixa padrão, ou seja, com acesso pela calçada a troca acontece de forma imediata. Depois da execução do serviço, o cliente recebe uma carta explicando sobre a importância da substituição e espaço com identificação das marcações dos números do hidrômetro antigo e do novo.
Durante as visitas, surge um fato curioso. A principal preocupação dos clientes é:
O hidrômetro novo colabora para o aumento da minha fatura?
Fuja de fake news!
É mentira! Todo equipamento instalado pela concessionária tem segurança e qualidade comprovadas pelo Inmetro. Uma regra que vale para todos: quem utiliza mais água, paga uma conta maior, assim como em qualquer outro serviço (telefonia, energia, combustível ou supermercado). Além disso, um aparelho novo garante maior precisão na medição, detectando a quantidade exata de água que realmente foi utilizada pelos moradores do imóvel.
Fique de olho
Depois da troca, caso o cliente identifique alguma grande alteração no valor, é importante acionar a concessionária imediatamente. Se for detectado que essa modificação foi consequência de problema técnico do hidrômetro, ele será trocado e a conta será ajustada.
Agora, se o equipamento estiver normal, pode haver vazamentos internos. Atenção: a responsabilidade de consertos nas tubulações internas, ou seja, dentro do imóvel, é de responsabilidade do cliente.
Se o vazamento representar um aumento de consumo em pelo menos 100% da média dos últimos 6 meses em metros cúbicos (m³), ele pode requerer junto às concessionárias a revisão da fatura.
Para saber mais sobre este tema, leia a matéria. Saiba mais sobre o assunto acessando: https://igua.com.br/sanessol/noticias/de-forma-simples-sanessol-orienta-populacao-sobre-como-identificar-vazamentos.
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Dica de leitura: leia nos site da Sanessol uma matéria sobre a importância da padronização dos Hidrômetros https://igua.com.br/sanessol/noticias/sanessol-esclarece-sobre-a-importancia-da-padronizacao-dos-hidrometro