A Sanessol, empresas do Grupo Iguá e da Aviva Ambiental, iniciaram, esta semana, as entregas, porta a porta, do relatório anual de qualidade da água.


 Trata-se de um documento que mostra com transparência o trabalho realizado pelas concessionárias para garantir a qualidade da água distribuída para os moradores de Mirassol.


Neste material é possível entender como funciona o caminho da água, desde a captação até chegar nas torneiras. Nele também podem ser consultados os resultados das análises feitas em laboratórios especializados, demonstrando o compromisso das empresas com a população, por meio da qualidade dos serviços prestados.


A qualidade da água pode gerar muitos questionamentos e, até mesmo, ser alvo de fake news, causando polêmicas e, por vezes,  inverdades compartilhadas nas redes sociais. Para esclarecer as principais dúvidas da população, confira as perguntas respondidas abaixo pela Sanessol:


1 – De onde é captada a água que sai das nossas torneiras?


A captação é feita por meio de 62 poços, sendo o principal manancial superficial o rio São José dos Dourados.


2 –  Como é a qualidade da água bruta captada dos poços e do rio?


A água é captada da forma que ela se apresenta na natureza, contendo diversas substâncias, entre elas até mesmo algumas que podem ser nocivas à saúde, se não forem tratadas, como é o caso do cromo. Por isso, é tão importante o trabalho de tratamento que é feito antes que a água chegue até as casas de quem mora em Mirassol. Esse processo é realizado de forma rigorosa pela concessionária, seguindo a legislação e atendendo às exigências dos órgãos competentes.


3 – Como acontece o tratamento da água?


A água bruta, aquela captada nos poços e do rio, passa por processos de tratamento: desinfecção com cloro para eliminar micro-organismos, fluoretação, ou seja, adição de flúor para reduzir a incidência de cárie dentária e coagulação, decantação e filtração na Estação de Tratamento de Água. Depois, a água pode ser consumida pela população. É importante lembrar que para manter a pureza é preciso que cada morador limpe a caixa d 'água a cada seis meses.


 4 – A água que é distribuída em Mirassol pode ser consumida direto da torneira?


Sim. A água distribuída é própria para consumo, seguindo todas as exigências legais de qualidade.


5 – Depois de tratada, existe um controle para verificar a qualidade?


Sim. Esse controle é feito por meio de coletas sistemáticas de amostras para realização de ensaios laboratoriais, atendendo às exigências da Portaria número 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde. Esses resultados podem ser acompanhados pelos clientes mensalmente nas contas de água. Para se ter ideia, são realizadas por mês quase 7,0 mil análises. O monitoramento é constante, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.


6 – Existe um canal de atendimento para tirar dúvidas dos clientes?


Estabelecer um diálogo com os clientes, o poder público e as agências reguladoras é uma das premissas da concessionária. Os canais de atendimento são: 0800 775 0195; WhatsApp (17) 99634-2559; webchat no site da concessionária (www.igua.com.br/sanessol); loja de atendimento que fica na Rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005.


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