Teatro de bonecos com materiais descartáveis terá exibições online para crianças e adolescentes da cidade


A Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil, controladora da Sanessol junto com a Aviva Ambiental, acaba de anunciar os selecionados no primeiro Edital de Projetos Socioambientais da companhia, que disponibilizou R$ 1 milhão e foi lançado em setembro do ano passado, recebendo 159 inscrições, dentre as quais seis foram contempladas. Serão financiadas exposições e espetáculos culturais, escolas de esportes, além de uma ação de conscientização sobre a preservação dos mananciais.


O projeto Bonecos Urbanos em Ação, da Cooperativa Paulista de Teatro, está entre os eleitos. Dirigido a crianças, adolescentes e educadores de Mirassol e dos municípios de Andradina, Castilho e Palestina, com espetáculos teatrais online de bonecos confeccionados de material descartável.


As apresentações serão realizadas em escolas e instituições assistenciais, para estimular a conscientização da população. Além disso, haverá debate de temas relacionados à sustentabilidade com os participantes. Também está prevista oficina para confecção dos bonecos para crianças e adolescentes, destacando a importância da reutilização e da reciclagem dos resíduos sólidos. Mais detalhes serão divulgados em breve.


Sobre o edital


Outros projetos também vão acontecer em outras cidades onde a Iguá atua:Atibaia, Piquete e Suzano – no estado de São Paulo –, Paranaguá (PR) e Cuiabá (MT). Foram escolhidos projetos com foco em temas que contribuem para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: educação, meio ambiente, geração de trabalho e renda. As iniciativas estão enquadradas nas leis federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte.


A companhia priorizou propostas que se relacionam com as frentes de seu plano estratégico de sustentabilidade, o SERR, que visa transformar a empresa referência em ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês) no saneamento. Ele é constituído por quatro pilares essenciais que orientam as ações em todas as unidades operacionais da Iguá: Segurança hídrica, Eficiência na produção e distribuição de água, Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto, e Respeito às pessoas.


“O edital veio para estimular o desenvolvimento socioeconômico de territórios em situação de maior vulnerabilidade social. Estamos satisfeitos com o resultado e felizes por podermos contribuir para um futuro mais sustentável”, diz o gerente de Responsabilidade e Transformação Social, Rafael Botelho.



Confira as outras iniciativas que vão receber os recursos:



Judô Nova Geração – Suzano (SP) - Proponente: Judô Clube Mogi das Cruzes


Museu Itinerante Ponto UFMG – Cuiabá (MT) - Proponente: Instituto Brasileiro de Cultura Científica (IBCC)


Futsal Top – Paranaguá (PR) - Proponente: Associação Monte Sião


No Movimento das Águas – Atibaia e Piquete (SP) - Proponente: Fundação Energia e Saneamento


Paralímpico IDD – Atibaia (SP) - Proponente: Instituto Daniel Dias

Deixe seu Comentário